Você está visualizando atualmente Amazonas liderou alta na demanda dos consumidores por crédito no Norte em janeiro, aponta Serasa Experian

Amazonas liderou alta na demanda dos consumidores por crédito no Norte em janeiro, aponta Serasa Experian

São Paulo, 03 de abril de 2025 – Em janeiro, quatro dos setes estados do Norte do país apresentaram crescimento na demanda dos brasileiros por crédito, segundo o Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. O destaque da região foi o Amazonas, que registrou um aumento de 15,7 pontos percentuais, saltando de 6,8% em janeiro de 2024 para 22,5% em janeiro de 2025. 

Na avaliação nacional, janeiro registrou alta de 4,7% na procura por recursos financeiros. Ao analisar o comportamento por renda, aqueles que recebem até um salário-mínimo foram os que mais impulsionaram essa alta (11,9%). Por outro lado, os que recebem entre cinco e 10 registraram a maior retração no período (-4,8%). Confira, no gráfico abaixo, os dados dos últimos 12 meses.

“O aumento da demanda por crédito entre consumidores de baixa renda pode estar relacionado ao custo de vida elevado e à necessidade de complementar o orçamento. Já entre as faixas de renda mais altas, a retração pode indicar um comportamento mais cauteloso diante do cenário econômico”, avalia a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack.

Crescimento da demanda por crédito em 23 Unidades Federativas (UFs) 

O aumento na procura por crédito foi registrado em 23 Unidades Federativas (UFs), com destaque para o Amazonas (22,5%), Pará (16,5%), Roraima (15,0%), Acre (12,8%) e Rondônia (10,5%). 

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Fonte: Assessoria de comunicação

Foto: Divulgação

Deixe um comentário