Denúncias oriundas dos canais de comunicação do Blitz TCE levaram a equipe do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) a realizar inspeções presenciais na Fundação de Medicina Tropical (FMT), na manhã desta terça-feira (5).
Esta é a quarta unidade de saúde do Estado inspecionada pelo programa, que tem como objetivo dar resposta aos chamados de forma rápida, seguindo diretriz da conselheira-presidente Yara Amazônia Lins de fiscalização imediata.
Durante a inspeção, os agentes do Blitz TCE analisaram aspectos administrativos, estruturais e humanísticos da instituição, como a folha de pagamento de servidores e funcionários terceirizados, o estoque de medicamentos, entre eles anestésicos, as condições físicas dos leitos, ambulatoriais, dentro outros, além do funcionamento do atendimento aos pacientes e seus familiares responsáveis.
Achados identificados durante a inspeção poderão também compor o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) da Corte de Contas amazonense junto aos entes da Saúde estadual. Anunciado pela conselheira-presidente Yara Amazônia Lins durante a 5ª Sessão do Tribunal Pleno, o documento está em fase de estudo jurídico e deve ser formalizado em breve.
FMT-HVD
A FMT-HVD é uma instituição dedicada à pesquisa, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças tropicais como malária, dengue, febre amarela, entre outras. Além disso, desempenha papel na formação de profissionais de saúde, no desenvolvimento de políticas públicas para o controle de doenças tropicais e oferece atendimento médico especializado à população, colaborando com outras organizações nacionais e internacionais.
Blitz TCE
O programa Blitz TCE é desenvolvido em colaboração com as secretarias de Inteligência (Segin) e de Controle Externo (Secex) do TCE-AM, e visa possibilitar a adoção de medidas eficientes para evitar danos ao patrimônio e interesses públicos.
Denúncias podem ser feitas por WhatsApp, por meio do número +5592991995518 ou pelo e-mail blitz@tce.am.gov.br.
Texto: Pedro Sousa
Foto: Filipe Jazz