Você está visualizando atualmente Centro de Bionegócios da Amazônia vai abrigar o primeiro hub de inovação em bioeconomia da região Norte

Centro de Bionegócios da Amazônia vai abrigar o primeiro hub de inovação em bioeconomia da região Norte

O Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) vai receber o primeiro hub de inovação em bioeconomia da região Norte. A iniciativa será fruto de uma parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Fundação Amazonas Sustentável (FAS).

O anúncio foi feito na tarde de quinta-feira (05/09), pelo secretário da Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Rodrigo Rollemberg, que veio a Manaus, onde participou do workshop Iniciativas de Pesquisa e Inovação para a Amazônia, promovido pela Finep, na sede do CBA.

O ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, que participou do encerramento do workshop ao receber o documento final com os critérios orientadores para a criação do Plano Governamental para a Amazônia no âmbito da inovação e da pesquisa, fez questão de destacar a iniciativa do hub do CBA.

O Hub de Inovação em Bioeconomia integra o projeto CBA Open, o qual pretende estimular a promoção dos Bionegócios na Amazônia, a partir do estímulo às alianças estratégicas envolvendo ICTs, governos, organizações da sociedade civil, grandes empresas, startups, investidores, agentes fomentadores, entre outros atores, que objetivem a geração de produtos, processos e serviços inovadores através da transferência e a difusão de tecnologia.

A iniciativa também contará com a colaboração estratégica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
 

Atualmente, o CBA já disponibilizou o edital que prevê a contratação de empresa especializada visando a reforma do alojamento do CBA. A concorrência pública está marcada para o dia 17 de setembro de 2024. A expectativa é que o Hub passe a operar já no primeiro semestre de 2025. A obra está estimada em R$ 1,4 milhões.
O gerente de fomento às estratégias a ESG da ABDI, Rogério Araújo, destacou a iniciativa como extremamente promissora para o desenvolvimento da Bioeconomia no País.

Parceria FAS
Durante o anúncio, foi assinado também um Memorando de Entendimento (MOU) entre o CBA e Fundação Amazonas Sustentável (FAS), o qual estabelece uma colaboração para promover a inovação e o desenvolvimento sustentável na Amazônia. O documento visa criar uma estrutura de cooperação não exclusiva, unindo competências e tecnologias das duas partes para fortalecer os bionegócios e a biodiversidade da região.
A principal meta do acordo é desenvolver projetos que conectem as cadeias produtivas locais aos mercados, promovendo uma distribuição justa dos benefícios econômicos e sociais. Entre as principais atividades destacadas estão a gestão compartilhada de um “hotel tecnológico” para abrigar startups e o incentivo à pesquisa e desenvolvimento através de metodologias colaborativas.
A FAS se compromete a auxiliar na captação de recursos e na criação de campi de inovação na floresta, enquanto o CBA disponibilizará o espaço físico e o projeto arquitetônico do hotel tecnológico.


Fonte: Assessoria de comunicação

Foto: Divulgação

Deixe um comentário