Na próxima semana, as creches da Prefeitura de Manaus vão receber Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para oferecer mais segurança contra a propagação do novo coronavírus, causador da Covid-19, aos alunos, professores e servidores. Entre os materiais, doados para a Secretaria Municipal de Educação (Semed), estão macacões descartáveis, aventais, luvas descartáveis, máscaras N95 e de proteção ao rosto, protetor de sapatos descartáveis, pilhas e álcool líquido.
Os materiais foram doados pelo projeto @Infludobem, um grupo sem fins lucrativos criado quando a cidade de Manaus entrou em colapso ocasionado pela crise do oxigênio em todo o Amazonas no início do ano. Na época, o grupo chegou a arrecadar R$ 20 mil para compra de EPIs e comida para serem doados a pessoas internadas e acompanhantes.
Sobre a doação para a Semed, umas das idealizadoras da ação social, Bárbara Campbell, destacou que o grupo fez toda uma análise do panorama epidemiológico de Manaus.
De acordo com a gerente das creches da rede municipal de ensino, Wissilene Brandão, os EPIs são imprescindíveis. “Considerando que o nosso atendimento aos nossos bebês é de muita proximidade, de muita troca de pele, a professora, por exemplo, fica com bebê no colo, ela brinca com ele, ou seja, mantém muito contato, qualquer material de proteção individual para nossas creches é muito bem-vindo. E a iniciativa dessa jovem, que vem de mobilização social é linda, porque vemos o engajamento da sociedade em prol do nosso trabalho”, afirmou.
Texto – Emerson Santos / Semed
Fotos – Cleomir Santos / Semed