Você está visualizando atualmente Dia Internacional da Mulher Negra Latino – Americano e Caribenha

Dia Internacional da Mulher Negra Latino – Americano e Caribenha

Hoje dia 25 de Julho comemora-se o dia Internacional da Mulher Negra Latino – Americana e Caribenha, a data é marcada pelo ao ano de 1992 quando, em Santo Domingo, República Dominicana, realizou-se o 1º encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas. O encontro, consistia com o objetivo de reunir essas mulheres, também visava denunciar o racismo e machismo enfrentados por mulheres negras, não só nas Américas, mas também ao redor do planeta. Essa importante reunião conseguiu que a ONU, ainda em 1992, reconhecesse o dia 25 de julho como Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

Este dia tem como objetivo de dar espaço de visibilidade para mulheres negras, promovendo políticas públicas para que essas mulheres possam ter uma vida de qualidade e sem preconceito ou machismo.

No Brasil, 25 de julho é o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra líder do quilombo de Quariterê, localizado em Mato Grosso, no século 18, Tereza de Benguela é um símbolo da resistência contra a escravidão.

Segundo a Organização das Nações Unidas afirma que a região da América Latina e do Caribe é uma das mais desiguais do mundo e tem o racismo e o sexismo como elementos muito presentes na desigualdade socioeconômica das mulheres negras e nas inúmeras violações que elas sofrem.

Em Manaus no último sábado, ( 23/07) houve o IV Encontro das Mulheres Latino Americanas dos Quilombo, em alusão ao dia 25 de julho.

Texto: PORTAL WEB MANAUS

Foto: Divulgação

Deixe um comentário