Secretaria de Educação e Desporto apoiou diversas atividades esportivas, do xadrez ao atletismo.
O aluno Gustavo Manuel, competidor nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), foi um dos 432 estudantes apoiados pelo Estado este ano.
Aos 13 anos, Gustavo foi um dos representantes do badminton, esporte a que se dedica desde os 7 anos. O estudante se mostrou feliz por representar o estado fazendo algo que ama e destacou o apoio recebido para participar da competição.
Ao todo, os alunos da rede pública estadual conquistaram 57 medalhas em competições estaduais e nacionais.
Destacando-se as competições dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), Campeonato Amazonense de Badminton 2021 e a 13ª edição das Paralimpíadas Escolares, os representantes da rede estadual conquistaram 29 ouros, 10 pratas e 18 bronzes, nas diversas modalidades disputadas.
Apenas nos JEBs, que aconteceram no Rio de Janeiro, 217 alunos participaram das competições entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro. Os estudantes representaram o Amazonas em 17 modalidades dos Jogos, chegando a patamares inéditos para o estado.
Paratleta – Nas Paralimpíadas, a delegação contou com representantes em duas modalidades: atletismo e tênis de mesa. O estudante Samuel Miranda, da Escola Estadual (EE) Milburges Bezerra de Araújo, é o recordista nacional na prova de arremesso de peso dos jogos atuais e de 2019, além de ter conquistado mais três medalhas.
Xadrez – No Campeonato Amazonense de Xadrez Absoluto 2021, realizado de 4 a 12 de dezembro, a equipe formada por alunos das Escolas Estaduais de Tempo Integral (EETIs) Elisa Bessa Freire e Dr. Sérgio Alfredo Pessoa foi destaque entre os competidores.
Os atletas Mikhael Aquino, Guilherme Pereira, Otávio Viana, Suan Bruno e Marcelo Enrique fizeram ao todo 9,5 pontos nas suas rodadas, alcançando nove vitórias e um empate.
‘Gol do Brasil’ – Outra forma de incentivo ao esporte foi a chegada do projeto “Gol do Brasil”, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que será implantado em Manaus, Tefé e Autazes, por meio da parceria com o Governo do Amazonas. Os profissionais treinados pela CBF vão aplicar os conhecimentos junto a alunos da rede pública estadual.
FOTOS: Secom
Fonte: Sejel