Você está visualizando atualmente Manaus recebe o Mercado Amazônia de produtos da sociobiodiversidade

Manaus recebe o Mercado Amazônia de produtos da sociobiodiversidade

O Mercado Amazônia chega com mais de 50 marcas que representam a sociobiodiversidade da maior floresta tropical do mundo. Realizado entre os dias 22 e 24 de outubro, em Manaus, o mercado faz parte da programação do 3º Festival de Investimentos de Impacto & Negócios Sustentáveis na Amazônia (FIINSA).

Entre as marcas participantes estão experiências apoiadas pelo Idesam, como Inatú Amazônia, Café Apuí Agroflorestal, Moma Natural, Terra Amazônia, Amazônia Bee, Ateliê Derequine, entre outras. O FIINSA é realizado pelo Idesam e Impact Hub Manaus.

Aberto para toda a população, gratuitamente, o mercado reúne uma seleção de produtos que não apenas carregam a identidade cultural e ambiental da Amazônia, mas também garantem a conservação dos recursos naturais e a rastreabilidade das cadeias produtivas.

A expectativa é de que, ao longo desta edição, as vendas superem R$ 80 mil, consolidando o mercado como uma referência em sustentabilidade e inovação social.

Todas as marcas participantes do evento têm em comum o uso da biodiversidade amazônica em seus produtos, seja através de parcerias com comunidades indígenas ou ribeirinhas, ou gerando renda para a região. A iniciativa demonstra como a cadeia produtiva de produtos da Amazônia tem contato cada vez mais com parcerias multissetoriais, desde as populações da Amazônia, passando por organizações da sociedade civil e até grandes empresas.

“Com opções de alimentos orgânicos, cosméticos naturais, artesanato e moda sustentável, os produtos promovem o equilíbrio entre economia, meio ambiente e inclusão social, oferecendo aos consumidores a possibilidade de fazer escolhas conscientes que impactam positivamente o planeta”, afirma Louise Lauschner, especialista em acesso ao mercado no Idesam.

Marcas de impacto e produtos que preservam a floresta

Além de marcas cada vez mais consolidadas no mercado de sociobiodiversidade, como Inatú Amazônia, MOMA Cultura e Café Apuí, o mercado possui uma vasta diversidade de pequenos negócios, como é o caso do Ateliê Derequine.

Além de poder visitar o evento presencialmente, em Manaus, o público de todo o Brasil tem a oportunidade de adquirir produtos do Mercado Amazônia FIINSA também pelo Mercado Livre.  

Por meio de seu canal de vendas Biomas, a empresa de e-commerce conecta o público aos saberes e sabores dos biomas brasileiros, reduzindo distâncias e valorizando os produtos da sociobiodiversidade.

O evento

O FIINSA reúne empreendedores, investidores, organizações da sociedade civil e outros atores que integram o ecossistema de impacto na região para debater caminhos, oportunidades e desafios para o desenvolvimento do ecossistema de impacto amazônico, a bioeconomia e o futuro da maior floresta tropical do planeta.

Para isso, busca trazer vozes diversas e perspectivas que contemplem as tantas Amazônias diferentes que compõem e atuam na região, tais como povos indígenas, populações tradicionais, sociedade civil, poder público, grandes empresas, academia, empreendedores e startups

Em suas duas edições, vem se consolidando como uma referência nos diálogos e ações sobre investimentos de impacto e desenvolvimento de negócios sustentáveis na Amazônia.

SERVIÇO

Mercado da Amazônia no FIINSA

Quando: 22 a 24 de outubro de 2024

Local: Studio 5 – Salão de Vidros

Av. Rodrigo Otávio, 3555 – Distrito Industrial I

Manaus – AM, CEP 69075-005

Grátis

Sobre o Idesam

O Idesam é uma ONG amazonense com atuação na Amazônia Legal desde 2004 e trabalha pela conservação e desenvolvimento sustentável da Amazônia e suas populações. Possui a qualificação de Organização Social de Interesse Público (Oscip) e possui o reconhecimento como uma das 100 melhores ONGs do Brasil em 2022 e como a melhor organização ambiental da Região Norte pelo prêmio Melhores ONGs 2020. Recebeu o Prêmio Empreendedor Social 2022, promovido pela Folha de S. Paulo e Fundação Schwab, na categoria ‘Inovação e Meio Ambiente’; e é credenciado como ator da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas (2021-2030). 

Fonte: Assessoria de comunicação

Foto: Divulgação

Deixe um comentário