Você está visualizando atualmente MPF promove Plenária do Fórum Diálogo Amazonas para solucionar desafios na regularização fundiária no estado

MPF promove Plenária do Fórum Diálogo Amazonas para solucionar desafios na regularização fundiária no estado

O Ministério Público Federal (MPF), em parceria com o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), o Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), a Coordenação Nacional da Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Amazonas (Conaq), a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), o Núcleo Especializado da Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais da Defensoria Pública e a Comissão Pastoral da Terra (CPT), promove nos dias 9, 10 e 11 de abril, a 9ª Plenária do Fórum Diálogo Amazonas. O encontro será realizado no auditório do Centro de Formação Maromba, no bairro Chapada, a partir das 8h.

O evento é aberto ao público e contará com a participação de representantes de diversas comunidades tradicionais do estado. As lideranças utilizarão o espaço para apresentar suas demandas aos órgãos e entidades públicas que estarão presentes para ouvir as reivindicações e firmar compromissos com essas comunidades. O objetivo é solucionar as dificuldades relativas à regularização fundiária no estado.

Durante o encontro, serão debatidas questões sobre a titulação de territórios quilombolas, a criação de territórios de uso comum pelo estado do Amazonas e a regularização fundiária em áreas de várzea e de projetos de assentamentos. A plenária também discutirá sobre a emissão de CDRU Coletiva para povos e comunidades tradicionais que ocupam áreas localizadas em florestas públicas não destinadas e áreas em unidades de conservação federais e estaduais.

 Direitos fundiários

 Criado em 2012, o Fórum Diálogo Amazonas é um espaço permanente de debate, mediação e construção de soluções para a questão fundiária no estado. Reúne os órgãos públicos, organizações da sociedade civil e representantes de populações tradicionais com o objetivo de promover avanços na regularização fundiária, além de qualificar demandas e proporcionar o desenvolvimento na governança das terras de uso coletivo por povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares.

 Ao longo destes anos, essa iniciativa possibilitou a regularização fundiária de 22 Unidades Conservação de Uso Sustentável e do primeiro território de uso comum do estado, beneficiando 8.656 famílias agroextrativistas e garantindo a destinação de 14 milhões de hectares de áreas públicas.

 Acesse a Programação

 Serviço:

 Preparação para a Plenária – apenas para os representantes das comunidades tradicionais

Quando: 09 de abril

 Plenária do Fórum Diálogo Amazonas

Quando: 10 e 11 de abril

Horário: 8h às 18h

Local: Centro de Formação Maromba – Rua da Maromba, 116 – Chapada

Fonte: Assessoria de comunicação

Foto: Divulgação

Deixe um comentário