A vida de crianças, adolescentes e jovens do Parque das Nações, Zona Norte de Manaus, está sendo transformada pelo projeto social de jiu-jítsu liderado pelo faixa preta Fernando Barros. Aproximadamente 70 crianças participam da iniciativa, que não tem cobrança de mensalidade e conta com total adesão das famílias da comunidade e bairros adjacentes, como Mundo Novo, Manoa e Flores.
No último sábado (08/06), o professor realizou a cerimônia semestral de graduação dos alunos e das alunas do projeto social, especialmente os que dão seus primeiros passos na arte marcial mais praticada no Amazonas. A graduação marca a evolução do atleta do ponto de vista técnico e disciplinar.
Fernando Barros também destacou o apoio que recebe da deputada estadual Alessandra Campelo e do vereador Allan Campelo. Além de jiu-jítsu, o espaço oferece treinamento de Muay Thai, MMA e Cross Fight. “É um projeto totalmente social que conta com o apoio da deputada Alessandra e do vereador Allan e sem eles nada disso seria possível”.
A menina Flávia Juliane da Silva Bonfim, de 13 anos, é uma das adolescentes beneficiadas pelo projeto social FB Training BJJ. Na cerimônia de sábado, ela deixou a faixa branca para trás e pegou a cinza, sinal de crescimento e maior responsabilidade no esporte.
Texto e Fotos: Emanuel Mendes Siqueira