Com o tema ‘Brilhos Amazônicos: do inferno à salvação’, a bióloga, pesquisadora de cogumelos e escritora Noemia Kazue Ishikawa, comandará a Roda de Conversa, projeto da Editora Valer pré-COP 30, no salão de eventos da Valer Teatro, no Largo São Sebastião, neste sábado, dia 29 de março, a partir das 9h30. A entrada é gratuita.
Paranaense que mora em Manaus há mais de 20 anos, atualmente Noemia Kazue é pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e pela Valer publicou os livros ‘A porteira azul’ e ‘Brilhos na Floresta’.
Para a coordenadora do projeto, professora Dra. em Filosofia e autora do livro ‘Para aquém ou para além de nós’, Neiza Teixeira, ter a pesquisadora e vencedora do prêmio Jabuti, em 2017, na categoria Gastronomia, e semifinalista em 2024, com o projeto ‘Linklado: fomento à literatura em línguas indígenas’, é de extrema relevância, porque ela traz, acima de tudo, pensamentos mais aprofundados sobre o tema Amazônia e contribui para a conscientização social sobre as Amazônias.
“É uma honra ter a professora, pesquisadora, orientadora de tese e escritora, Noemia Kazue Ishikawa nessa Roda de Conversa, porque ela é uma das maiores conhecedoras da Amazônia profunda, que ela investiga há vários anos. É uma investigadora dedicada, paciente e de uma enorme generosidade, o que é essencial para quem deseja descobrir as pessoas que somos e o mundo no qual vivemos”, disse Neiza.
O ‘Roda de Conversa’ reúne pessoas influentes, pesquisadores, professores, estudantes e o público em geral, para debater temas de interesse cultural, literário, filosófico, científico ou de pesquisa.
Sobre a palestrante
Bióloga pela Universidade Estadual de Londrina (1995), mestre em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1997) e doutora em Environmental Resources – Hokkaido University – Japão (2001). Realizou pós-doutorado no The Tottori Mycological Institute – Japão, em 2010, e na Clark University – Estados Unidos, em 2016.
Atualmente, é pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Inpa. Tem experiência na área de Micologia, atuando nos seguintes temas: Biologia e Fisiologia de fungos formadores de cogumelos; cultivo de cogumelos comestíveis (fungicultura), etnomicologia e micoturismo.
É líder de pesquisas do Grupo de Pesquisas Cogumelos da Amazônia. Foi membro afiliada da Academia Brasileira de Ciências (2009-2014). É docente dos programas: PPG em Ecologia e PPG-Agricultura no Trópico Úmido do Inpa e orienta no PPG em Biodiversidade e Conservação na UFPA – Campus Altamira.
Fonte: Assessoria de comunicação
Foto: Divulgação