Você está visualizando atualmente Abril indígena

Abril indígena

Os saberes ancestrais acerca da oralidade indígena foram compartilhados com os pais de alunos e professores do CIME Dra. Viviane Estrela, na Zona Norte da capital

A liderança indígena Iwiratiyawara Kukama (Milena Kukama), 62, compartilhou saberes ancestrais acerca da importância da oralidade para os povos indígenas com os pais dos alunos e professores do Centro Integrado Municipal – CIME Dra. Viviane Estrela Marques Rodella, situado na Zona Norte de Manaus, nesta segunda-feira (29).

Durante a palestra sobre o significado da oralidade para os povos indígenas, Milena destacou a importância de preservar o hoje para garantir o futuro de amanhã. “Para mim, enquanto indígena, falar sobre esse tema é muito significativo, pois tudo aquilo que é passado de ensinamento da vida, da cultura, da medicina… É oral”, declara.

A palestrante foi até à escola a convite do projeto ‘Aldeia Manaó’. Para a idealizadora, Francis Baiardi, receber Kukama foi muito enriquecedor. “A cacica Milena Kukama é uma liderança cheia de conhecimento ancestral, e eu percebi a potência dela quando a conheci na 4ª Conferência Nacional de Cultura. É uma mulher a frente do seu tempo, que carrega toda uma ancestralidade, uma memória muito viva, muito presente”, declara.

Sobre a palestrante

Iwiratiyawara Kukama é do município de Santo Antônio do Içá, uma das nove cidades que compõem o Alto Solimões. É cacica, parteira, educadora popular, guardiã da ‘Cueca Sagrada’, ativista e coordenadora da Organização de Mulheres Indígenas do Rio Solimões (‘MAINUMA’).

Para ela, como mulher indígena, nunca é fácil romper o patriarcado para estar à frente do seu povo. “Hoje, por tudo que faço, sou uma das lideranças a nível nacional que está no programa de proteção por lutar contra o garimpo em terra indígena, madeireiro e pesca ilegal nos nossos territórios”, pontua a liderança, que esteve na 4ª Conferência Nacional de Cultura, como delegada da setorial. “Fui para defender aquilo que eu acredito, porque não existe vida sem cultura”.

Fonte: Assessoria de comunicação

Foto: Divulgação

Deixe um comentário