O Governo do Rio de Janeiro está propulsionando serviços gratuitos para famílias de baixa renda que queiram reformar suas casas. Através do projeto criado que é definido como “Na Régua – Arquitetura acessível, moradia decente”, os cidadãos podem contratar profissionais arquitetos e engenheiros sem nenhum custo.
A oferta faz parte do Programa Casa da Gente, realizado em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
A Secretaria de Infraestrutura e Obras também conta com assistentes sociais, considerando que muitas pessoas vivem em casas com condições ruins. Só nos últimos três meses, a ação desenvolveu sete escritórios na Baixada Fluminense e na capital fluminense, e afirmar-se a entrega de mais quatro.
Realidade da população
Em muitos casos, as famílias sobrevivem com problemas como mofo, falta de alvenaria, fiação inadequada e infiltração. Vera Lúcia Sampaio, moradora do Morro da Providência, disse que a ajuda chegou a tempo.
Segundo o secretário de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, muitas casas nem sequer possuem piso ou banheiro.
Segundo regulamentos do projeto o cidadão que deseja participar do mesmo deve comparecer nos seguintes locais abaixo para realizar seu cadastro:
- Acari: Rua Guaiuba, nº 210 A;
- Buriti Congonhas: Rua Macunaíma, nº 209 – Vaz Lobo;
- Caju: Travessa Central do Sossego, 39 – Associação de Moradores;
- Mangueira: Rua General Bento Ribeiro, nº 4 – Fundação Leão XIII;
- Marcílio Dias: Avenida Lobo Junior, nº 83;
- Providência: Rua da Bica, nº 29 – ONG Impacto dos Núcleos;
- Serrinha: Rua Mestre Darcy do Jongo, nº 162 – CUPA.
Redação: Portal Web Manaus
Foto: Divulgação